Copyright © La Vie de Gui
Design by Dzignine
samedi 28 juillet 2012

Dia 0 - Campinas



Introdução - "Diário de Bordo"

Bem decidi criar um blog para, primeiro, contar as coisas que acontecerão na minha vidinha pacata aqui na França para meus familiares e amigos e, segundo, conseguir armazenar de uma forma fidedigna tudo que eu passarei aqui (porque como todos sabe a memória do Guigui é uma das melhores do mundo, né?).

Primeiro, o nome apesar de parecer meio egocêntrico e egoísta foi escolhido apenas por causa da sonoridade (que gay huahuahua). Fica algo como "La vi du Gui". E também é fácil de lembrar, haha.

Eu amo escrever, e apesar de que depois do segundo ano no colegial eu quase mal escrevia acho que essa é uma chance de voltar a escrever e ver se melhoro também essa minha "habilidade", haha. Primeiramente, antes de falar da viagem, vou começar falando um pouco do "pré-viagem", pré-viagem que começou muito antes do que muitos imaginam, acredito eu, haha. Tudo começou quando entrei na faculdade que eu almejava entrar mais que tudo quando estava no terceiro colegial, estava com aquela sensação de meta alcançada, mas sempre que isso acontece fico feliz e "triste", porque sei que avancei mais um passo na minha vida, mas sei que terá outro logo a seguir que será mais difícil que o anterior, haha. Bom, minha meta era fazer um intercâmbio, mas não um intercâmbio normal, um intercâmbio de duplo-diploma, não porque sou megalomaníaco (coisa que não sou), mas porque acho que é uma das coisas mais incríveis que alguém possa fazer na vida, simplesmente porque tudo se encaixa, a sua idade, sua maturidade, sua vida, época, vontade, tudo. Você é jovem, você está na faculdade, você não trabalha, você estuda muito, você curte ir para festas, você não tem grandes preocupações e você irá se formar em duas faculdades, conhecer não só uma cultura, mas como uma vida, ou melhor, algumas vidas, uma faculdade, uma língua, um estilo de vida, bem... tudo! Eu acho genial, porque como eu disse é um evento que ocorre na melhor época possível, no melhor lugar possível, e se tiver sorte com as melhores pessoas possíveis, mas é só o que penso, hehe. (:

Bom, sacrifiquei meu primeiro semestre na faculdade não indo em festas para me adaptar (e não correr o risco de ir mal e perder meu tão almejado intercâmbio), depois de um ano e meio eu estava numa sala falando em inglês com uns franceses que meses depois me aprovariam no que penso ser uma das maiores sagas de minha vida. Bom, não vou ficar falando muito sobre isso, cada um tem seus méritos, e quem quiser conversar sobre isso, sobre o intercâmbio, como foi etc, só entrar em contato. ;) Depois de muita burocracia, muita dor de cabeça, muito rolo, muitas incertezas, chegou o dia, hoje vou para França!

Mas não vou sozinho, vou para lá levando comigo muita felicidade, muita dor, muitas lembranças, muitos amigos, acima de tudo muita vida. Vou postar um textinho que fiz (in)diretamente para as pessoas queridas que fazem parte de minha vida e postei no Facebook.
"Finalmente chegou, em algumas horas entro no avião rumo à França.É inacreditável a quantidade de coisas que eu passei na minha vida, mas tenho certeza que essa está sendo e será a mais difícil. Conheci muita gente, desconheci muita gente, fortaleci amizades, enfraqueci amizades, passei por muitas coisas, enfim, vivi, mas não vivi sozinho, sempre tive pessoas maravilhosas do meu lado, que me derrubaram, que me ergueram, que de um jeito ou de outro fazem parte do que eu sou.

Vocês não têm noção como tá sendo difícil escrever esse texto. Parece que estou deixando uma parte de mim aqui no Brasil, e, se for pensar, realmente estou. Todas as minhas conquistas eu tive o prazer de compartilhar a minha felicidade com os meus amigos, inimigos, familiares, amores, desamores, e dessa vez não vai ser tão fácil assim.

Sentirei muita falta de tudo isso, dos meus amigos antigos, dos meus amigos novos, da facul, da rep, de TUDO.

Bom, parar de enrolar, porque não importa o quanto escreve aqui não vou conseguir colocar todos meus sentimentos aqui, é gratidão, é amor, é felicidade, é confiança, é de tudo um pouco. Mas acho que o principal sentimento é a gratidão.

É isso que queria dizer, do fundo do meu coração, obrigado! Obrigado por me permitirem ter o privilégio de ser amigo de vocês. Espero de coração, o melhor, para todos, cresçam, evoluam, amem, briguem, lutem, mudem, não mudem, andam, corram, aproveitem!
A vida é rápida demais para desperdiçá-la, as vezes é preciso apenas fazer, sem pensar muito. Espero não ter magoado ninguém nesse caminho que estou tentando traçar, e pelo amor de deus FIQUEM POR PERTO!
AMO vocês, eu sou vocês, e espero que vocês sejam ao menos um pouco de mim. Aos poucos fui me despedindo das pessoas, das coisas, e percebi que vai ser muito, mas muito mesmo, muito mais difícil do que eu imaginei esse dois anos.E vamos para mais uma etapa, buscando sempre o melhor, não só para mim, mas para todos que eu puder trazer! (;Partiu, França!
On y va!
As marcações não precisam ser feitas. ;)"
Depois da difícil despedida em Araraquara (e põe difícil nisso), que teve um final deveras bom, e depois de uma semalouca (VEM NI MIM!) com um fim melhor ainda, um pouco de tempo com a família e vamos ao aeroporto. Check-in foi bem rápido e o portão só ia abrir às 21h15, então tinha um tempinho para esperar. Consegui fazer a proeza de esquecer a senha do meu VTM então comprei um pouco mais de euro em espécie antes de partir. Depois de algumas fotinhas definitivamente um "adeus". Um pouco triste entrar na sala de espera e olhar para trás e saber que demorá um pouco até que eu volte ao Brasil... mas, c'est la vie!

Fofos!

Depois de uma hora de espera entrei no bus para embacar no avião. Fiquei na fileira do meio, e só tinha uma pessoa na ponta, ou seja, uma poltrona livre para mim (\o/).

Fiquei vendo um filme que se chama Friends with kids. Bonzinho, romance tosquinho americano, com uma história meio clichê. Mas me fez pensar sobre muita coisa por incrível que pareça... deu um aperto no coração. Quase que minha vida inteira convivi com amigos de infância que amo muito e pretendo levá-los comigo até os últimos dias de minha vida. Mas por causa de uma ou outra coisa foram criando-se outros laços e bem, é impressionante como amizades conseguem crescer ou decrescer tão rapidamente. Estou há quase 2 anos e meio na Unicamp, e bem não precisa falar muito sobre minhas amizades lá, né? Amigos eternos.

Mas não é isso ou aquilo que me deu um aperto no coração, mas sim a pluralidade de laços que eu tenho, amigos de festa, amigos de colégio, amigos de faculdade, amigos de rep, enfim... amigos. Amigos de muitas partes do Brasil, alguns de até outra parte do mundo, amigos muito recentes, amigos muito antigos. Bom, não sei ainda o que essa viagem vai me permitir, mas sei de uma coisa, muitas coisas ficaram claras para mim: viva. Hoje é hoje, mas se você bobear já é amanhã, e hoje já foi ontem... O que quero dizer é que, de certa forma, essa viagem me fez perceber como as coisas evoluíram tão rápido. Não parece que faz mais de dois anos que estou na Unicamp, não parece que faz 20 anos que estou vivo, mas tem certos momentos da nossa vida que parecem quase eternos não? Bem, não são, e não voltam, nunca voltaram e nunca voltarão. Foi difícil me despedir de muitas pessoas, realmente difícil, alguns por estarem muito próximo, outros por estarem muito longe e o sentimento de culpa, de culpa por não ter lutado tanto para ficarmos próximos. Um pouco de devaneio, mas o cerne da questão é que com essa viagem consegui reencontrar muitas pessoas que queria reencontrar, consegui me aproximar muito de pessoas que sequer conhecia e muitas outras coisas.

Acredito que atualmente somos soterrados pela vida, não é mais como se passássemos por "cima" dela, mas como se ela nos envolvesse e nos consumisse. Já parou para pensar que o dia tem 24 horas, que cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos, já pensou o tanto de coisa que acontece em um segundo? Em um dia? Em uma hora? E tem dias que só podemos dizer que nosso dia foi "bom". O que quero dizer é que não podemos nos prender tanto, ficamos presos às distâncias, preso aos sentimentos, preso aos ideais e esquecemos que indiferente de qualquer distância, sentimento, ideal, estamos aqui vivos, o hoje é tão rápido mas pode ser tããão longo, a França e o Brasil estão tããão longes, mas podem estar tão perto. Anseio de coração por mais, mais amizade, mais amor, mais vida, muito mais, indiferente de qualquer coisa, façamos valer a pena. (:

Quero vocês perto! E o perto é a gente que faz. (;

E começa mais uma (e espero que uma de muitas) etapa da minha vida!

E vamo que vamo. Sozinho, mas nunca só.

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire