Copyright © La Vie de Gui
Design by Dzignine
lundi 27 août 2012

Dia 30 – Lyon (Finalmente! 1º dia)




Finalmente, vamos para Lyon! Haha, acordei feliz, mas o dia me preparava muitos momentos de azar, começando pelo fato de que acordei mais cedo para tomar banho antes de partir, quando vou sair do quarto encontro com meu pai e ele me diz que infelizmente o quarteirão estava sem água. Eu achei que eu não tinha entendido e pedi para ele repetir, sim, realmente, o quarteirão estava sem água. Como começar  bem o dia, tutorial: tomar um banho para lavar e retirar todo o stress e ansiedade e poder continuar o dia, mission failled. C’est l avie.

Fui então tomar café da manhã, e normalmente a água que a gente pega da porta geladeira vem da rua, e não tinha água. Por sorte, eles têm algumas garrafas com água dentro da geladeira. Fechei minha mala, tudo pronto. Despedi do Maxu, e recomendei que ele não buscasse a riqueza em dinheiro mais sim em saúde e felicidade e ele me respondeu que para conseguir isso precisava de dinheiro, ai falei dinheiro pode ser o caminho mas não o fim, e ele ficou com uma cara de interrogação, aí perguntei se ele tinha me compreendido, ele disse que achava que sim, então falei “não foque no dinheiro, é tudo”. Acredito que ele tenha entendido, e espero que algum dia isso faça algum sentido para ele. ;)

Passei rapidamente meu face pro Amir antes de sair de casa, agradeci minha mãe por tudo, falei que escreveria assim que chegasse em Lyon e que assim que possível voltaria para visita-los, não consegui me aproximar muito deles, afinal o francês não ajudou muito, mas foi o suficiente para perceber que eles têm um ótimo coração. Fomos para a Gare com o “caminhão” do trampo do meu pai, uma espécie de fiorino da Renault, foi engraçado, que meu pai brincou que o Juan veio para Vichy e foi embora em um caminhão azul. Despedi do meu pai, agradeci por tudo e fui encontrar o pessoal. Enfim, saímos às 9h30, estamos no busão, a caminho de Lyon, chegando em Lyon despedi da galera que ia para Marseille (eles pegaram o mesmo ônibus para Lyon, pois depois pegariam o trem para Marseille junto com a galera que tem Eiffel). Graças a Deus quando chegamos em Lyon tinha uma galera de amarelo (do Buraeu International) para nos ajudar a ir até Ecully.

Basicamente atravessamos a Gare Part-Dieu e pegamos um trainway (um trem como um metro que anda pelas ruas da cidade de Lyon) até uma estação de ônibus, nessa estação de ônibus pegamos um busão para o Campus da  Centrale. Nesse trajeto deu para conhecer um pouco a cara de Lyon e realmente parece ser uma cidade muito massa, passamos por dois rios, acredito que seja o Rône e o Saone, mas não sei ao certo. Finalmente, chegamos no Campus, meu, a sensação de chegar no Campus, por volta das 14h30, foi inacreditável, eu diria indescritível, é aquela sensação que dura poucos segundos, mas é magnífica, é como quando passei na Unicamp, quando cheguei na Unicamp e vi a placa da Unicamp, você pensa “agora sim, é real!”. Só que dessa vez não vai ter mamãe para cuidar de mim quando tiver problema, não vai ter voltar para casa no fim de semana, não vai ter amigos de Araraquara, não vai ter amigos de Campinas, não vai ter Brasil! É, agora ficou sério, haha!

Bom, fomos recepcionados, tiramos a foto para o cartão de estudante, assinamos uma coisa ou outra, abrimos nossa conta de e-mail institucional e, consequentemente, da parte de informática da École. Como eles souberam que a gente não tinha comido nos providenciaram algumas chips e alguns sandwichs, achei bem bacana esse tipo de preocupação. Eles realmente pareciam bem atenciosos e preocupados com nossa recepção. Bom, deu para perceber uma coisa, veio chinês para caramba, HAHAHAHA, osso! Logo que saímos fomos recuperar a chave dos nossos quartos, depois de muito enrolo na fila e tudo mais e após desembolsar a bagatela de 942 euros (1 mês e meio de caução, sim aqui a caução deles é em dinheiro vivo, além do mês de aluguel, mas 117 euros pela semana de agosto, osso) consegui a chave do meu quarto, que não funcionou e tive que trocar para o quarto do lado. Primeira coisa: quinto andar. Bom, vou explicar mais ou menos como me disseram que funcionam, existem vários prédios, acredito que 4 do Paul Comparat, a residência em que estou, cada prédio tem 6 andares, e normalmente quanto maior o andar mais barulhento e mais festivo, os primeiros andares são conhecidos por serem “mortos”, as pessoas são mais na dela e não tem muita coisa. Bem, estou no quinto. Isso, um abaixo do seis, exatamente, haha. O Luis (Ticiane da Poli) ficou no mesmo prédio (U) e no andar abaixo do meu, o quarto. Além disso, o André da Unicamp ficou no terceiro andar e a Sara da Poli ficou no primeiro andar. Só o Bruno (Japonês da Poli) que ficou no prédio V no terceiro andar.

Fiquei no quinto andar, pois é, a primeira coisa que pensei: ferrou (para não usar palavrão, haha). Vou ter que subir muitas escadas, mas ainda bem que tem elevador e funciona bem. A segunda coisa que me veio a cabeça é: será que vai rolar muito barulho/festa no andar?! HUAHUAHUAHUAHUAUAHUHUAAHU. Bom, há uns 4~5 meses atrás, quando eu pouco sabia sobre a ECL, a gente recebeu um e-mail com um forms pedindo algumas informações, por exemplo, se eu gostava de festa, se eu preferia um brother para estudar ou um wingbro, etc. Baseado nessas informações eles escolheriam um “padrinho” e nos alocariam nos quartos do alojamento. Eu com receio de ficar num lugar cheio de nerds travados, pensei, vou responder pensando mais para o lado de festa do que lado de estudos. Bom, vou comentar um pouco mais sobre isso para frente. Mas, só no decorrer da semana que vem que eu vou descobrir em que pé eu estou. AHUHAUHUAHUAUHAHUAHUAHU.

Depois de finalmente deixar minhas malas no quarto, fomos para a visita ao Carrefour, quando encontraria minha primeira surpresa. Explicando um pouco sobre onde se situa a ECL. Na verdade ela não é em Lyon, e sim em Ecully (um distrito ou acredito eu cidade) próxima a Lyon, é quase que análogo a Barão e Campinas. Não sei muito sobre Ecully, mas sei que não é muito grande, e acredito que tirando a ECL e algumas outras faculdades que existem aqui perto, não deve ter muita coisa... Bem, chegamos no Carrefour. Ou melhor dizendo, chegamos no complexo Carrefour. Primeira coisa: o Carrefour fica a nem 10 minutos a pé da École, ou seja, muito perto, e cara, não é um Carrefour, é um shopping e o Carrefour e o Carrefour é um shopping de tão grande. Cara, deve ter o Carrefour deve ter uns 30 corredores, ocupa metade do “shopping”, e o shopping é bala demais. Simplesmente, tem um complexo de lojas e o Carrefour maior que qualquer supermercado que eu já vi na minha vida, acho que se juntar uns dois extras dá o tamanho dessa bomba. Fiquei impressionado, tipo, absurdamente impressionado. Mas, calma, tem mais...

Esse post tá longo demais, mas explica a essência do que vai rolar daqui em diante, haha. No Carrefuor, fizemos as compras básicas para casa, papel higiênico, talheres, prato, desinfetante, etc. Além do café da manhã dos próximos dias. Voltamos para a École, tomamos um banho rapidão e fomos para a próxima atividade, um barbecue, que rolava ali no Campus mesmo, do lado do campo que tem no meio da École. O barbecue não tinha nada demais, era simplesmente uma baguette com linguiça e os condimentos que cada um desejasse. Esse era nosso jantar, haha. Nisso encontramos alguns veteranos do 2A (segundo ano), um cara da poli, e uma menina da Unicamp (VAMO UNICAMP!), descobri que no 2A tem dois caras da Poli e 5 da Unicamp, muito massa. Bom, conversa vai conversa vem, conheci o Etienne um francês do BI que está no 2ª e me adicionou no face faz um tempo já tinha trocado uma ideia com ele, ele tá aprendendo português e ama o Brasil, o cara é super gente fina e fala muito bem português, apesar do sotaque forte fala melhor que muito brasileiro acredito eu HAHAHHA. Além disso encontrei também uma marroquina que me adicionou no face, que vai fazer o 3A aqui na École. Enfim, conversando com os veteranos deu para descobrir muitas coisas sobre a École, basicamente, janeiro, mês nulo, vamo rodar de tanto estudar, a École é uma Escola e não uma Universidade, haha, brincadeira, mas é que eles tratam a gente como se estivéssemos na escola, não pode chegar atrasado, não pode faltar muito, não pode sair durante a aula, óbvio que varia de professor para professor, mas no geral é isso, vai ter trabalhos e apresentações. E a melhor coisa: tem um bar na minha faculdade, cara, e o copo de breja custa 1 euro! HAHAHA. Basicamente era o que eu precisava saber: vou me ferrar de tanto estudar, buuuut, tem breja a 1 euro! Bom, tem muita coisa por vir, não vou ficar criando expectativa, porque isso nunca é bom. Tem muita coisa para contar, mas vou deixar as coisas desenrolarem para eu ir contando. Um pouco por dia. :)

                Espero que esteja tudo certo aí no Brasil, a saudade tá apertando, mas com o tempo a gente vai se acostumando e vamos criando nossos meios, haha, não vejo a hora de falar no Skype com uma galera aí! =]
                Por hoje é só, beijos queridos, que amanhã tem prova de francês às 8h00!

*Finalmente estou com internet, eu tenho muita coisa para fazer, acredito que até o fim de semana eu terei atualizado as coisas aqui e respondido as coisas no face, etc. Estou vivo... ainda! HAHA.

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire